sábado, outubro 28, 2006

O muçulmano pós-moderno

Fazendo uma pausa do livro que indolentemente lia em Victoria Station, admirei um jovem, trajado a preceito de muçulmano com um jornal na mão, que por um breve instante pareceu-me balbuciar alguma coisa em português com os pais. Não dei caso ao que atribui como sendo um erro de percepção. Seriam as saudades de Portugal a turvar-me a audição? E submergi de novo no livro, enquanto esperava que as horas me trouxessem o autocarro que esperava. Passado algum tempo, levantei de novo o sobrolho e chamou-me imediatamente a atenção um pormenor que escapara, como se tivesse visto uma visão e o meu mundo fosse revestido de um novo significado – o jornal que o muçulmano albergava era … “A Bola”?! Mudei de assento e acerquei-me discretamente. Pus-me à coca. Não era imaginação. O muçulmano falava um português de Portugal, talvez um pouco condimentado de caril. Já no autocarro posicionei-me estrategicamente e com a confiança do pré-11 de Setembro sentei-me ao seu lado e meti conversa. Era Janeiro de 2001 e estava de regresso para o meu ano de Erasmus.O jovem muçulmano, esse, estudava teologia e preparava-se para um dia ser Imã. Confessara-me que lia “A Bola” porque era doentiamente Benfiquista. (Rezará ele a Alá para que Nuno Gomes marque um golo?) Falámos da fé muçulmana, da vida em Inglaterra, da situação comum de estarmos longe de casa… a mesma casa…?! Ao longo da conversa, as minhas categorizações, feitas de vidro, começaram a rachar e a pouco e pouco começaram a cair pedaços… Contou-me este pormenor: por alturas do Euro 2000, os alunos muçulmanos da universidade organizaram um campeonato de futebol, com equipas constituídas consoante o seu país de origem. Ele representara Portugal!!! Delicioso jogo de identidade que uma ferida entre eixos ou supostas civilizações não deixa antever! Aquele muçulmano faz muito mais parte dos tempos que correm do que eu, português de gema, provavelmente ainda preso a algumas velhas categorias…

1 Comments:

Blogger passarola said...

e mais.. a verdade é que os muçulmanos chegaram cá primeiro.......

8:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home